top of page

Agradar Demais

Por que essa necessidade de agradar aos outros?

Quem muito se doa, sem equilíbrio na relação, acaba gerando uma superioridade diante do outro que fica sempre em dívida. E por que isso acontece? 

Porque isso foi a melhor coisa que você conseguiu fazer UM DIA em sua vida. Ser comportado e disponível deu certo, diante das situações que só você sabe que precisou enfrentar para sentir-se incluído.

 Não se julgue, mas avalie se ainda precisa desse padrão ou se ele está excluindo quem é mais importante na sua vida: você mesmo e suas maiores necessidades.

O que você pode estar manifestando seja no corpo ou em dificuldades "para que se lembre", que precisa incluir agora A SUA PRÓPRIA VIDA?

É de uma ordem natural e estruturante o sentimento de pertencimento. Pode haver muito esforço para “fazermos parte”. Muitas vezes o ambiente emocional foi tão distante que ficamos entre o vitimismo, a raiva ou mesmo o agrado excessivo. A criança é espontânea e pede o que precisa naturalmente, mas quando descobre que não vai receber, dentre outras coisas que podem acontecer, ela desiste de pedir e se acostuma a agradar para ter o mínimo que consegue encontrar.

Ninguém estrutura um padrão assim por acaso. Receber um olhar de amor e gratidão é como se estivéssemos sendo vistos, mesmo que logo depois toda a carência retorne, porque de fato a necessidade não foi solucionada.

Às vezes demora um tempo quando estamos no processo de autodescobrimento, para admitir que agora quem pode nos dar somos nós mesmos, realmente lutando por nossos desejos, desistindo de nos gratificar somente com o bem estar alheio.

Isso não significa parar de fazer o bem. Ajudar a quem realmente precisa  é uma forma de compensarmos o sistema social em que há tanta desigualdade, além de retribuirmos um pouco do muito que recebemos; a VIda, para a qual não existe um valor mensurável.

Nos ambientes de nossa convivência, seja familiar, social ou de trabalho, é fundamental que haja equilíbrio nas ações entre o dar e receber. Até porque quem recebe demais, não sustenta a posição inferior em que ele é natural e inconscientemente colocado, muitas vezes precisando se afastar para não carregar o peso e, quem sabe, sentir-se potente finalmente.

Assim, como sempre, o caminho aponta para o autoconhecimento, como forma de enfrentarmos nossas sombras, porque por mais que elas sejam socialmente adequadas, no fim, a vida nos cobra a dívida que fizermos com nossa própria existência.

Vera Estrella

Entre em contato pelo WhatsApp  
e agende a sua sessão.

Vera Estrella

21 98891-8805

Todos os direitos reservados  © .Vera Estrella — 2024 

bottom of page