

Orientação para Famílias
Diante dos desafios diários com a educação de filhos, são muitas as dúvidas que aparecem, mas nem sempre é fácil encontrar uma solução eficaz que restabeleça um clima de confiança e tranquilidade em casa. A diferença de opiniões e valores entre as gerações está cada vez maior e o que dava certo no passado fica muitas vezes inócuo no presente. Além disso há a forte pressão de condicionamentos e dificuldades inconscientes manifestas nos conflitos diários.
As pessoas que cuidam de crianças e adolescentes tendem a repetir padrões que já existiam em suas famílias de origem, ou até procuram rompê-los radicalmente. As diferenças de opiniões entre mães e pais também podem acarretar grandes discórdias, porque cada um vem de uma família com suas influências específicas. Seja como for, as consequências são sentidas pelos filhos que podem absorver um ambiente confuso, distanciado de suas verdadeiras necessidades, produzindo ainda mais conflito.
Quando o filho começa a apresentar algum traço de comportamento preocupante ou causar um ambiente perturbador, ele pode estar revelando uma desordem que ocorre na própria esfera familiar, consciente ou não.
Como acontecem os atendimentos?
Um sistema familiar é um "organismo vivo" que está sempre se autorregulando. Isto significa que tudo o que ocorre, de uma forma global, está buscando o equilíbrio, por mais que pareça o contrário. Um comportamento, um sentimento ou um sintoma que se manifesta está "falando" de algo que precisa ser acolhido, visto e compreendido e algumas vezes se refere a situações de gerações passadas.
Nada é desconectado numa família por mais que seus membros não consigam ver a relação. E chegar a um diagnóstico mais amplo do sistema, assim como incluir tudo o que está precisando ser visto para surgirem novos caminhos é a tarefa que se propõe um acompanhamento psicológico nesse contexto.
As sessões de orientação para famílias visa o encontro entre terapeuta e os pais e/ou quem cuide da criança ou adolescente, para que através da análise de diversas situações práticas do dia a dia, e de reflexões sobre a dinâmica em questão, possam juntos traçar novos rumos em busca de soluções. E quando for vista a necessidade do encaminhamento para a psicoterapia ou alguma outra abordagem que pareça adequada, tudo pode ser amplamente esclarecido em conjunto, o que dará mais segurança no passos a seguir.
O número de encontros entre terapeuta e família depende muito da demanda e da dinâmica apresentada, mas em geral são marcados encontros com cada um dos cuidadores, juntos ou separadamente, de acordo com a disponibilidade.
Os resultados têm sido muito expressivos ao longo desses anos de trabalho e a minha gratificação profissional é enorme nessa área. Vejo que muitas vezes os cuidadores só precisam de poucas palavras e reflexões para uma ampliação de consciência suficiente. Então uma dinâmica mais harmônica volta a fluir entre eles beneficiando em geral um bom número de pessoas.

Entre em contato pelo WhatsApp
e agende a sua sessão.
Vera Estrella
21 98891-8805